NOVIDADES
PARA 2017

Sistema de
Monitoramento de Aprendizagem


A ESCOLA A UM CLIQUE

Lançado em 2016, o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem - Clique Aqui é uma ferramenta online que reúne informações e indicadores educacionais de toda a rede estadual de ensino.

Agora, os pais e responsáveis – ou qualquer cidadão – podem acessar os dados referentes às escolas da rede pública para saber o número de alunos, as modalidades de ensino, a infraestrutura (como existência de quadras, bibliotecas, laboratórios de Informática ou Ciências), além de informações sobre o desempenho geral da escola em avaliações oficiais – taxas de aprovação e abandono, nível de formação dos professores, projetos e programas em andamento, etc.

Ao mesmo tempo, o Sistema será útil aos gestores e diretores de escolas no desenvolvimento de ações que corrijam e aprimorem o processo de aprendizagem dos estudantes.

Diário
Escolar Digital

O BOLETIM NA ERA DA INTERNET

2017 é o momento de virar a página na história de um dos mais tradicionais documentos escolares. Com o Diário Escolar Digital, será possível acompanhar a vida escolar dos estudantes pela internet. É o novo boletim, agora adequado aos nossos tempos.

Configurado em uma interface moderna e acessível por computadores ou dispositivos móveis, o Diário Escolar Digital vai dinamizar a rotina da escola e facilitar o monitoramento da trajetória dos alunos, tornando disponíveis dados como a frequência diária, os conteúdos ministrados nas aulas e o desempenho em cada atividade.

O Diário Escolar Digital permitirá também identificar problemas externos ao ambiente escolar que estejam interferindo no aproveitamento do estudante. Para saber mais, acesse www.educacao.mg.gov.br

A ferramenta online compõe o Sistema Mineiro de Administração Escolar, o SIMADE - Clique Aqui, que reúne dados de gestão pedagógica, política e ações voltadas para a melhoria do desempenho nas escolas.

Convivência
Democrática

ESPAÇO PARA A CIDADANIA

Toda escola é reflexo de uma realidade social. Nesse contexto, o Programa de Convivência Democrática foi criado exatamente para promover a defesa e garantia dos direitos humanos, com base no reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades.

A partir de uma abordagem multidisciplinar, o Programa prevê a articulação de diferentes projetos educativos, desde o apoio à participação da comunidade no dia a dia à política de educação integral nos territórios onde as escolas se inserem. Entre as ações, destaca-se o Sistema de Registro de Ocorrências nas Escolas. Em fase de testes, o Sistema reúne informações referentes a casos de violência dentro das escolas. O objetivo é traçar um mapa dos índices de ocorrências nas unidades da rede.

Em paralelo, já está em andamento a formação de um Grupo de Trabalho – com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segura Pública, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselhos Tutelares e outras entidades – para desenvolver estratégias educativas e procedimentos institucionais para intervir em situações de conflito no ambiente escolar.

O Que Você Encontra Nas Escolas Estaduais

Saiba mais

AÇÕES DA EDUCAÇÃO POR TERRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO

Saiba mais